O Mamangava é uma aeronave não tripulada e radiocontrolada, com características de propulsão e flutuação, que ainda não tem paralelo com outras máquinas conhecidas na nossa tecnologia usual. Ela tem a forma discóide que lembra o Haunebu, óvni secreto alemão da II GM, com cerca de dois metros de diâmetro e um metro de altura. Seu projeto procurou alcançar uma semelhança com o disco voador clássico, que foi visto a partir da década de 40 até os anos 70, não só em sua aparência, como também no seu comportamento de voo.
Não dispondo mais do xerum 525, a levitação deve ser obtida com um inflável toroidal, contendo 1.500 decímetros cúbicos de Hélio, que ocupa a maior parte da aeronave. Funcionando como um aeróstato, esse balão neutraliza 1,5 Kg, que é o peso aproximado do Mamangava, e permite sua flutuação mesmo com o motor desligado. Ele pode ficar o tempo que for necessário, a uma altitude fixa e sobre um determinado ponto, sem consumo de energia, a não ser para corrigir sua localização.
Três motores elétricos de 10 x 4 Cm e 1.000 Kv cada são suficientes para decolar o Mamangava, elevando-o até o limite do alcance do rádio-controlador, e fazê-lo deslocar-se em qualquer direção, a uma velocidade compatível com sua estrutura rígida, considerando-se o seu peso, com uma carga útil, e sua aerodinâmica. Suas manobras são incomuns, diferentes de um avião ou de um helicóptero. Um de seus aspectos mais extraordinários é a possibilidade de utilização desses motores, independente da gravidade, ou seja, sem necessidade da força de suspensão. O esforço é apenas contra a inércia e a resistência do ar, graças à ausência de peso propiciada pelo balão aeróstato. Mas, realmente, a maior surpresa desse aeromodelo é o seu inédito controle direcional, digno de um óvni do III Reich.
Já esta sendo comercializado?
ResponderExcluirEu procuro algum aeromodelista para desenvolver esse projeto e construir um protótipo. Já existem aeromodelos, nesse formato, que se valem apenas da turbina e o efeito Coanda. Nos vídeos deste blog, eles são mostrados. A vantagem do Mamangava é a capacidade de flutuação com os motores desligados. Está lançado o desafio!
ExcluirOs vídeos do blog estariam em ASSUNTOS e GALERIA, mas acho que não estão bons. Estes aqui estão ótimos:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=CBbPVB11Wis
https://www.youtube.com/watch?v=KXVtUCABiv8
Há muito trabalho!
ResponderExcluirObrigado por comentar.
ExcluirUma caminhada de mil quilômetros começa com o primeiro passo.
Vamos prosseguir!